quarta-feira, 28 de maio de 2008

Projecto Serra...

O Projecto Serra…

Perde-se na memória de 27 anos atrás a primeira subida à Serra.
Desde então, todos os anos, há um impulso para renovar essa viagem.
Para os alunos de Moral Católica da Eça de Queirós, a “ Casa das Mimosas” é quase um lugar de peregrinação.

Muitos por ali passaram, quiseram repetir e, mesmo depois de saírem da escola, ali regressaram.

O que leva esta gente a vir para o meio do mato? disparou, uma das vezes, o meu pai, que vivia ali perto e, portanto, para quem a vinda dos citadinos a estes penedos agrestes e ásperos representava como que um castigo ou degredo!

Depois deixava espraiar o seu sorriso maroto pelo cansaço dos “ turistas” e incentivava-os a não desistirem da Viagem, apesar do sacrifício da subida a pé, prometendo que o destino e o que aí se vivia justificava a “ medida da pena”!

O que tem a Casa das Mimosas de tão especial? É difícil dizer e escrever, porque qualquer resposta é incapaz de traduzir o que ali se vive.

Poderíamos dizer que o que ali nos seduz é o facto de nos sentirmos junto da Terra e do Céu, a respirar em liberdade o que a Criação nos ofereceu de mais majestoso e brutal, desenhado em recortes de pedra a tocar as estrelas. Se calhar, é essa imagem mítica que ditou o nome à Serra. Toca as estrelas.

Poderíamos referir as caminhadas que nos levam ao limite físico, que nos despertam para o que vemos no imediato, mas nos prolongam a viagem para Eterno, como medida última de nós próprios.

Poderíamos falar do coração de cada um, que ajuda a ver que somos capazes de estarmos juntos, sem máscaras, sem sobressaltos.

Poderíamos invocar esses longos silêncios da noite, que nos trazem hipóteses de resposta às nossas grandes interrogações.

Poderíamos dizer muito mais coisas e muito ficaria ainda e sempre por contar.

A Serra é, acima de tudo, um lugar de alegria, de partilha, de procura de sentido para a nossa Vida e para a nossa História.

Mas é também um lugar onde procuramos e encontramos respostas de Deus. De um Deus que nos gosta de ver a olhar para as suas estrelas e que, através delas, nos ilumina as saídas para ajudar o concretizar a “ Paixão da Diferença”, afinal o lema do nosso grupo.

Se um dia puderem e quiserem, engrossem essa Paixão.

A equipa e o autor Prof. Acurcio Domingos

Sem comentários:

Moral no Blog

Neste grande projecto, nós (equipa do site "autores") decidimos honrar esta disciplina com este blog, no qual serão descritas todas as experiências que foram e serão realizadas por esta disciplina. Referiremos tudo acerca das mesmas, para que fiquem cientes do que estão a perder (caso não estejam envolvidos) ou o que estão a ganhar (caso façam parte deste belo projecto).

Este blog foi a concretização de um sonho para o grande professor que nós temos, que desde há muito tinha este desejo de criar este espaço, aberto a todos, para podermos juntos partilhar todas as opiniões...
Queriamos acrescentar que qualquer pessoa que tenha participado numa actividade tem a liberdade de entregar a sua crónica aos autores do blog: Pedro M. Coelho futuro 9ºA, Jorge Amorim ex aluno, Pedro F. Coelho ex aluno e o grande professor Acúrcio Domingos.

Aos que quiserem comentar, a porta estará sempre aberta...

Abraços,

a Equipa de autores do "Moral na Eça".