domingo, 13 de julho de 2008

Saudades e Férias

Saudades e Férias

De repente vieram-me dizer, que não andava a escrever no Blog, essa pessoa sabe quem foi. Por isso decidi escrever esta crónica para ver se acabam as queixas.

Saudades. Neste momento já se sentem saudades das aulas do tempo em que mesmo com pressão em cima de nós, tínhamos algo para fazer, agora nas férias não há nada para fazer, nada para estudar, não há aulas para ter, somente os alunos do 12º têm preocupações para ter…Há o mais importante, saudades dos professores e dos colegas.

Saudade um sentimento que traz consigo uma dor imensa a qual somente quem ama realmente sabe o que significa, um sentimento próprio de cada pessoa, que embora tenha o mesmo significado cada um encara de uma maneira, podemos sentir saudades de quem esta perto e ai mesmo tempo longe, podemos sentir saudade de quem já se foi mas uma coisa que é realmente certa é a questão de que a saudade é o sentimento que logo após o amor, todos tentam traduzir. Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego-português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".
(Diz a lenda que foi cunhada na época dos Descobrimentos e no Brasil colónia esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou acções. Provém do latim "solitáte", solidão.)

Férias. Praia, boa vida, dormir até ás tantas… Finalmente as merecidas férias chegaram, as tão espectadas férias,

Peguei num balão,enchi-o de ar,escrevi uma mensagem:as Férias estão no ar!
As Férias são como um balão,voa para aqui voa para acoláaté alguém o apanhar quando a escola começar.
Palavras para que?

Agora é tempo de “curtir as férias” mas e sabendo como as pessoas são (só algumas) devem ficar em casa fechadas a jogar, outras vão para praia (obcecadas pelo sol) mas é por estas e por outras que venho escrever o significado de férias para quem não sabe.
Etimologia
O termo férias designa o período de descanso a que têm direito empregados, servidores públicos, estudantes etc., depois de passado um ano ou um semestre de trabalho ou de actividades. Provém do latim 'feria, -ae', singular de 'feriae, -arum', que significava, entre os romanos, o dia em que não se trabalhava por prescrição religiosa.
A palavra latina encontra-se também na denominação dos dias da semana do calendário elaborado pelo imperador romano Constantino, no século III d.C., que os santificou com o nome de 'feria' e o sentido de comemoração religiosa: 'Prima feria, Secunda feria, Tertia feria, Quarta feria, Quinta feria, Sexta feria e Septima feria'. No sec. IV, ainda por influência da Igreja, 'prima feria' foi substituído por 'Dominicus dies'(dia do Senhor) e 'sétima feria' transformou-se em 'sabbatu', dia em que os primeiros judeus cristãos se reuniam para orar. A língua portuguesa foi a única a manter a palavra 'feira' nos nomes dos dias de semana.
As férias são um período de descanso periódico de uma actividade constante, geralmente trabalho ou aulas. O período de férias varia de acordo com a legislação de cada país. No Brasil, a legislação trabalhista estabelece um mínimo de 20 ou 30 dias consecutivos por ano de férias, sendo que aqueles que têm apenas 20 dias podem requerer compensação pelos outros 10 dias em forma de aumento no salário. Um empregado deve tirar férias necessariamente entre 12 e 24 meses decorridos desde a sua data de contratação, ou desde as últimas férias.
Sendo que o objectivo das férias é proporcionar um período de descanso, sendo assim o empregado não pode se privar das férias nem por vontade própria, e deverá cumpri-la 1/3 do período no mínimo.
As férias escolares geralmente variam entre 90 e 120 dias, não consecutivos. No Brasil, consideram-se como meses de férias escolares: Janeiro, Julho e Dezembro. Algumas escolas e universidades também consideram parte de Fevereiro como período de férias. Nos países do hemisfério norte, em geral os meses de férias escolares são Janeiro, Julho e Agosto, a fim de as férias maiores coincidirem com o verão.
No Brasil, o direito às férias foi conquistado, junto com outros direitos dos trabalhadores, após as greves operárias do início do século XX na luta por melhores condições de trabalho, melhores salários e garantias trabalhistas.


Cumprimentos do vosso amigo;

Pedro Coelho (Desenho Animado)

2 comentários:

Anónimo disse...

Agora percebo a razão da ausência. Foi muita investigação.Muito bem. Ficámos todos muito mais cultos. Também é paraisso que serve o nosso blog

Abraços
Prof. Acúrcio

prof_helena disse...

Há, neste texto, cópia não identificada de um poema da Ana Catarina, cujo original foi publicado aqui: http://palavrasdesever.wordpress.com/2008/05/20/poema-de-ferias/

O seu a seu dono.

Moral no Blog

Neste grande projecto, nós (equipa do site "autores") decidimos honrar esta disciplina com este blog, no qual serão descritas todas as experiências que foram e serão realizadas por esta disciplina. Referiremos tudo acerca das mesmas, para que fiquem cientes do que estão a perder (caso não estejam envolvidos) ou o que estão a ganhar (caso façam parte deste belo projecto).

Este blog foi a concretização de um sonho para o grande professor que nós temos, que desde há muito tinha este desejo de criar este espaço, aberto a todos, para podermos juntos partilhar todas as opiniões...
Queriamos acrescentar que qualquer pessoa que tenha participado numa actividade tem a liberdade de entregar a sua crónica aos autores do blog: Pedro M. Coelho futuro 9ºA, Jorge Amorim ex aluno, Pedro F. Coelho ex aluno e o grande professor Acúrcio Domingos.

Aos que quiserem comentar, a porta estará sempre aberta...

Abraços,

a Equipa de autores do "Moral na Eça".